Em mensagem de natal, Kalil faz novo apelo: 'Não vamos morrer na praia, a vacina está chegando'

Por Redação em 24/12/2020 às 11:50:40

Prefeito de Belo Horizonte divulgou vídeo nas redes sociais pedindo 'juízo' e 'empatia' e que as pessoas deixem o ódio em 2020 e comecem o novo ano com 'nova mentalidade'. Governador Romeu Zema (Novo) também fez um apelo pela segurança em tempos de pandemia. Alexandre Kalil (PSD) em mensagem de natal no dia 24 de dezembro.

Reprodução

Às vésperas do natal, muitas foram as mensagens de apelo das autoridades mineiras para que as pessoas fiquem em casa, não façam festas com grande aglomeração e evitem uma piora trágica das infecções e mortes por Covid-19 em janeiro.

Na última sexta-feira (18), Alexandre Kalil, o secretário de Saúde Jackson Machado, e os médicos infectologistas que integram o comitê de enfrentamento à Covid-19 na capital disseram, em coletiva de imprensa, frases como:

"Cuidado para você não matar seu pai, para você não matar seu amigo, não matar sua mãe, para você não passar o último natal com sua família" (Kalil) e "Pode virar uma festa de despedida. É importante as pessoas entenderem a gravidade: janeiro vislumbra um mês tenso, sombrio, se a gente não conseguir reduzir essa transmissão" (Unaí Tupinambás).

Na última terça (22), foi a vez do secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, que disse: "Não é momento para grandes aglomerações familiares, e se, por ventura, for haver encontro familiar, que esse encontro mantenha as regras de distanciamento e seja no menor tempo possível. Lembrem-se que é fundamental que nós passemos por esse natal pra que nós tenhamos um próximo natal no outro ano".

Médicos fazem apelo para população respeitar isolamento social e usar máscaras: 'Não é momento de relaxar'; VÍDEOS

Nesta quarta (23), o governador Romeu Zema (Novo) gravou um vídeo com outro apelo: "Venho aqui pedir a todos os mineiros que evitem aglomerações, que neste final de ano façamos a nossa contribuição. Vamos tomar todas as medidas protetivas necessárias. Um 2021 melhor, que com certeza teremos, depende muito de cada um de nós".

Ele voltou a divulgar um vídeo nesta quinta (24), em que disse: "Foi um ano difícil, um ano de muitas dificuldades, um ano que não vamos esquecer, marcado pela pandemia. (...) O melhor presente de natal que podemos dar um para o outro é continuarmos tendo todos os cuidados que tivemos até o momento e que salvaram muitas vidas".

Romeu Zema (Novo) em mensagem de natal no dia 24 de dezembro.

Reprodução

E, também nesta véspera de natal, 24 de dezembro, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) voltar a divulgar um vídeo, com novo apelo a seus seguidores.

Veja o que ele disse, na íntegra:

"Venho hoje aqui para desejar a todos os belo-horizontinos, todos os brasileiros, mineiros, um feliz natal. Sei que vai ser um natal diferente. Sei que pra todo mundo vai ser muito difícil. Mas nós sabemos que temos que garantir o nosso natal de 2021, 22, 23, 24... Por isso vou passar um natal longe de toda a minha família. Vou passar um natal feliz porque a vacina está chegando, e não quero que, no natal do ano que vem, todos eles estejam chorando a minha presença.

Por isso quero desejar a vocês, com muito juízo, muita empatia, muita responsabilidade, um natal que será um natal completamente diferente, mas tenho certeza que no ano que vem nós vamos passar um natal abraçando, beijando... porque a vacina está batendo na porta. Não vamos morrer na praia, porque estamos chegando na praia. Quero dizer que todo sacrifício que for feito pela população de Belo Horizonte vai ser muito, muito valorizado no natal do ano que vem. Tomara que no natal do ano que vem todos falem o seguinte: 'O poder público avisou, a prefeitura de BH avisou, olha nossa alegria agora em 2021'.

Quero deixar só esta mensagem de feliz natal, um ano legal pra todo mundo, nós sabemos tudo o que nós passamos, tudo o que o poder público sacrificou ao comércio, aos bares, aos restaurantes. Um beijo pra todo mundo, Deus abençoe todo mundo, vamos desfrutar o pouco que a gente tem dentro de casa e vamos abrir o coração pra quem pensa diferente. Vamos deixar este ódio aqui neste ano tenso de 2020 e iniciar um novo ano com uma nova tendência de vida, uma nova mentalidade. Porque até penso que, depois do que todo mundo passou, ninguém, absolutamente ninguém é a mesma pessoa quando tudo voltar ao normal. Muito obrigado e me desculpe alguma coisa."

Cartilha para festas de fim de ano da PBH diz que mais seguro é celebrar só com quem mora na mesma casa; veja orientações

Belo Horizonte: uma morte por hora

Em Belo Horizonte, segundo o mais recente boletim epidemiológico municipal, desta quarta-feira (23), já houve 60.637 infectados desde o início da pandemia, sendo 1.825 mortos. Foram 24 mortes notificadas no último dia: uma morte por hora na capital.

Conheça as histórias de algumas vítimas do coronavírus

Belo Horizonte a cidade mineira com mais pacientes infectados e mais óbitos.

O Rt, taxa de transmissão por infectado, está em nível de alerta amarelo, com 1,06 – o que significa que 100 pessoas doentes podem infectar outras 106. O alerta vai para vermelho acima de 1,20. Até o momento, o pior Rt registrado na capital mineira foi no dia 29 de maio: 1,24.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid nesta quarta estava em 76,5%, ainda em alerta vermelho, ou o mais preocupante.

O boletim passou a divulgar a taxa de incidência de Covid-19 no município, que está em 122,6 por 100 mil habitantes. Para as aulas voltarem, a taxa tem que estar em 20 por 100 mil.

Os vídeos mais vistos no G1 Minas nesta semana:

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90