Operação embarga 12 garimpos ilegais em Apiacás

Por Redação em 15/06/2021 às 13:08:54

Dos 200 hectares desmatados, cerca de 15 hectares estão em área de preservação permanente localizada nas margens de cursos d'água. A equipe também detectou o crime de apropriação e exploração de minerais pertencentes à União. Operação Amazônia embarga 12 garimpos ilegais em Apiacás

Doze garimpos ilegais foram embargados no município de Apiacás, em Mato Grosso. A ação ocorreu em mais uma etapa da Operação Amazônia e uma equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A operação ocorreu no dia 10 de junho e foi divulgada nesta terça-feira (15).

A inspeção utilizou os alertas do satélite de alta definição para identificar as áreas de garimpo ilegal com 200 hectares desmatados, além de novas áreas degradadas observadas durante a fiscalização.

Dos 200 hectares desmatados, cerca de 15 hectares estão em área de preservação permanente localizada nas margens de cursos d'água. A equipe também detectou o crime de apropriação e exploração de minerais pertencentes à União.

Também foi verificada a alteração da qualidade da água e do solo pelo manuseio de substância oleosa. As áreas foram embargadas, ou seja, fica proibida qualquer utilização da área para atividades. As multas serão lavradas pela equipe assim que houver a identificação dos infratores.

A Sema removeu 16 motores, destruiu três acampamentos e uma central de beneficiamento.

Inutilização de bens e produtos

Durante a operação foi constatado que haviam motores apreendidos anteriormente tendo a posse permanecido com o proprietário a título de fiel depositário, sendo utilizados para continuidade dos ilícitos ambientais.

A remoção de maquinários quando possível juntamente com a inutilização dos equipamentos e demais estruturas nas situações em que não é possível a remoção, tem sido eficiente para cessar o dano em curso e descapitalizar o infrator.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90