Técnico mais longevo na elite, Barbieri faz 1 ano de Bragantino e se vê mais consolidado na Série A

Por Redação em 04/09/2021 às 10:42:44

Comandante de 39 anos assumiu o Massa Bruta na zona de rebaixamento, em 2020, e hoje está com a equipe no G-4 do Brasileirão e na semifinal da Copa Sul-Americana O técnico Maurício Barbieri completa neste sábado, 4, um ano à frente do Red Bull Bragantino. O treinador de 39 anos está feliz, obviamente, com a marca pessoal. Mas, ao mesmo tempo, há um outro fato que ele não vê tanto motivo para comemoração: com um ano de clube, já é o técnico que está há mais tempo em um time da Série A.

Técnico Maurício Barbieri completa um ano à frente do Bragantino

Infografia ge com fotos de Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Barbieri assumiu o posto de técnico há mais tempo em um clube da Série A após Guto Ferreira ser demitido pelo Ceará no último fim de semana.

– Como marca pessoal, é uma marca muito bacana. Claro que estou feliz de estar completando um ano à frente do clube. Já tive algumas experiências desagradáveis, de completar só 30 dias. Você mal consegue conhecer o clube e já tem que deixá-lo. É claro que estou muito feliz por estar completando um ano, por tudo que a gente tem conseguido construir ao longo deste um ano – disse o treinador no podcast GE Bragantino.

– Pensando em cenário nacional, em futebol brasileiro, realmente não é uma marca que nós devemos comemorar. A gente que gosta do futebol, que pratica, que vive disso e quer sempre o melhor para o futebol, especialmente o futebol brasileiro, precisa entender que a gente precisa criar condições para que os treinadores possam permanecer mais tempo no cargo. Não só pela permanência, mas isso vai possibilitar com que a gente consiga desenvolver equipes cada vez melhores, consiga melhorar a qualidade do jogo, desenvolver os jogadores e, com isso, aumentar a qualidade do futebol brasileiro – acrescentou.

Técnico Maurício Barbieri em treino do Bragantino

Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Maurício Barbieri assumiu o Bragantino em 4 de setembro de 2020. O Massa Bruta, que estava de volta à Série A após 22 anos, estava na zona de rebaixamento do Brasileirão. Um ano depois, a equipe está no G-4 do Brasileirão e na semifinal da Copa Sul-Americana.

Nesses 365 dias, Barbieri dirigiu o Bragantino em 78 jogos. São 35 vitórias, 26 empates e 17 derrotas (aproveitamento de 55,9%). O treinador comemora o crescimento do time nesse período, com méritos não apenas para ele, mas aos atletas e demais integrantes do clube. Destaca o trabalho que foi feito de reformulação do elenco e formação da identidade do time.

Maurício Barbieri em partida do Bragantino contra o Del Valle na Sul-Americana

Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Individualmente, Barbieri também se vê em um bom momento da carreira.

– Acredito que tenho conseguido desenvolver em relação ao trabalho no clube, os resultados atestam isso. Apesar de eu ter tido bons rendimentos com o Flamengo e com o Goiás, o mercado talvez ainda não me enxergasse como uma profissional de Série A. Acho que este último ano à frente do Red Bull Bragantino, me consolidou para estar neste patamar hoje. Claro que toda coisa é muito dinâmica, ainda mais pela maneira como o Brasil funciona, como falamos do tempo dos treinadores. Às vezes a gente vê treinadores com um currículo enorme de conquistas e, depois, acabam não encontrando mais espaço, tem que descer um pouquinho. Acho que, neste momento, eu consegui, sem dúvida nenhuma, mostrar que eu tenho competência para estar competindo nesse nicho tão restrito que é a Série A do Campeonato Brasileiro – comentou.

Técnico Maurício Barbieri em treino do Bragantino

Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Durante o podcast GE Bragantino, Maurício Barbieri comentou também as chances da equipe na Sul-Americana e no Brasileirão, as variações na equipe com as mudanças de atletas, projeto do clube... Até o período como técnico de time universário ele relembrou. No podcast, você confere na íntegra como foi o bate-papo com Maurício Barbieri.

Torcedor do Massa Bruta, vire sócio-torcedor e viva experiências do Mundo Red Bull, acesse redbullbragantinoexperience.com

Divulgação/Red Bull Bragantino

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90