Consumo de energia elétrica no país cai 7,9% na primeira quinzena de outubro

Por Redação em 26/10/2021 às 11:21:21

Câmara de Comercialização de Energia Elétrica explica que queda é consequência das temperaturas mais amenas no Sudeste e no Sul, que levaram a um menor consumo no mercado regulado O consumo de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) na primeira quinzena de outubro foi de 62.478 megawatts (MW) médios, recuo de 7,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados preliminares do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Leia mais:

Energia elétrica acumula alta de quase 25% em 2021, mostra IBGE

Leilão emergencial de energia contrata 17 usinas

Governo busca mais energia em contratação emergencial

De acordo com a CCEE, a queda é consequência das temperaturas mais amenas no Sudeste e no Sul, que levaram a um menor consumo no mercado regulado, atendido pelas distribuidoras. Temperaturas mais baixas costumam levar a um menor uso de ar-condicionado, o que reduz a demanda por energia.

Nos primeiros quinze dias de outubro o mercado regulado teve uma demanda de 40.917 MW médios, queda de 12,5% sobre igual período no ano passado. No mercado livre, no qual os grandes consumidores podem escolher o próprio fornecedor de energia, o consumo foi de 21.561 MW médios, alta de 2,1% na comparação anual.

A migração de consumidores do mercado regulado para o ambiente de contratação livre também influencia os números. Desconsiderados os clientes que migraram nos últimos 12 meses, o mercado livre teve uma queda de 2,1% na demanda na primeira quinzena de outubro na comparação anual, retração que foi de 10,5% no mercado regulado.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90