Paraíba x Santos-PB: duelo abre a primeira edição da 3ª divisão do Campeonato Paraibano

Por Redação em 17/11/2021 às 07:34:25

Além do reencontro das duas equipes com o futebol profissional paraibano, ambos se enfrentam pela primeira vez na história Pela primeira vez na história, o futebol paraibano terá a realização da 3ª divisão do estudal, que começa nesta quarta-feira. O ineditismo não é só pela competição, mas também pelo duelo que será responsável por inaugurá-la. O Paraíba de Itaporanga receberá o tradicional Santos de Tereré, equipes que estão de volta ao cenário das disputas profissionais. A bola rola às 15h15, no Estádio Zezão, em Itaporanga, no Sertão.

O formato escolhido pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) e pelos clubes participantes coloca as três equipes se enfrentando todas contra todos, em jogos apenas de ida. Assim, a disputa terminará rapidamente, já no próximo dia 26 de novembro. Após a sequência de apenas três jogos, os dois melhores times conquistarão as vagas na 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2022.

Estádio Zezão, em Itaporanga, será palco de Paraíba x Santos-PB

Arquivo / ge

Um novo Paraíba

O Paraíba, hoje sediado na cidade de Itaporanga, volta a participar de um Campeonato Paraibano de profissionais após cinco anos licenciado. A última vez em que o time esteve presente em uma competição dessa categoria foi em 2017, quando acabou rebaixado junto com o Internacional-PB. Agora o time sertanejo retorna em uma nova cidade — antes era de Cajazeiras — e sob o comando de uma nova diretoria.

Neste ano, o Touro do Sertão encarou o desafio de brigar pelo título de campeão paraibano sub-19 e, consequentemente, por uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior do próximo ano. Apesar dos 100% de aproveitamento na fase de grupos, o time foi eliminado na fase seguinte pela Desportiva Perilima, sendo derrotado por 1 a 0.

Paraíba de Itaporanga vai competir pela primeira vez após trocar Cajazeiras pela sua atual sede

Luiz Carlos Roque / Paraíba de Itaporanga

Para o elenco profissional, a aposta da diretoria do Paraíba foi a contratação do técnico Luiz Araújo, que já comandou o conterrâneo Cruzeiro de Itaporanga. Professor Luiz, como prefere ser chamado, atuou como atleta nas categorias de base do Esporte de Patos, depois passou por outros clubes, como Nacional de Patos, Atlético de Cajazeiras e Corinthians-RN.

Entre os jogadores contratados, as apostas estão sendo feitas em atletas da região e das categorias de base do clube. Mas o Paraíba também fez contratações pontuais e com experiência, a exemplo do atacante Val Paraíba (ex-Fast do Amazonas), além dos zagueiros Márcio Paraíba (ex-Nacional de Patos) e Reydson (ex-Auto Esporte).

Santos recomeçando

No Santos-PB, o clima também é de reencontro com o futebol profissional da Paraíba; afinal, já são 16 anos disputando apenas competições de base promovidas pela FPF-PB. O Alvinegro de Tereré foi campeão da 2ª divisão em 1996, esteve na elite em 1997, mas neste mesmo ano foi rebaixado e nunca mais conseguiu voltar à 1ª divisão. Seu último Campeonato Paraibano foi a 2ª divisão de 2005.

Neste novo momento do clube, a diretoria escolheu para o cargo de técnico uma figura bem conhecida do futebol paraibano: o ex-atacante Beto, que foi uma das estrelas do Treze durante a Copa do Brasil de 2005 e que também chegou a vestir a camisa do Fluminense.

O elenco foi formado com atletas das categorias de base, mas entre os nomes mais experientes estão o atacante Claudinho (ex-CSP) e o lateral-esquerdo Jonathan (ex-Nacional de Patos).

Arte/ge

Árbitro: Geraldo Félix de Brito Filho (FPF)

Árbitro Assistente nº 1: Mattheus Tcharles Rodrigues Marques (FPF)

Árbitro Assistente nº 2: Ítalo Andrade de Oliveira (FPF)

Quarto Árbitro: Dorgival Junior Ferreira dos Santos (FPF)

Leia mais notícias do esporte paraibano em ge.globo/pb

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90