Iniciativas de inclusão fazem a diferença e buscam mobilizar o mundo corporativo

Por Redação em 17/11/2021 às 19:36:27

Jovens, profissionais e empreendedores negros ganham oportunidades de desenvolvimento. Grupo Carrefour

Há histórias inspiradoras e que mudam não só a vida de seus protagonistas, mas também das pessoas ao redor. Muitas dessas histórias passam por ações afirmativas que se tornam necessárias em uma sociedade com grande desigualdade racial, como a brasileira. É o caso da história de Joyce Marques dos Santos, que há três meses viu a vida dar uma reviravolta quando conquistou a vaga de estagiária de Marketing no Grupo Carrefour Brasil. Ela foi uma das beneficiadas de algumas das ações inclusivas e de valorização da diversidade e de inclusão da companhia. Iniciativas que fazem a diferença e podem apoiar tantos outros jovens e pessoas negras que sonham com uma oportunidade no mercado de trabalho e com o desenvolvimento do seu próprio negócio.

Junto à CUFA (Central Única das Favelas), ela participou de cursos capacitatórios de empreendedorismo e de tecnologia, fundamentais para ser indicada ao Programa de Estágio Afirmativo, que selecionou mais 17 jovens de diferentes comunidades de São Paulo para trabalharem no Grupo Carrefour.

Além do estágio, Joyce conquistou uma vaga em uma universidade com 80% do valor da mensalidade paga pela empresa. “Hoje sou uma pessoa totalmente diferente de quando entrei. Aprendi muita coisa”, diz a estudante, cuja conquista também se estende a uma visão mais ampla e justa para pessoas com deficiência. "A contribuição do Carrefour é um exemplo, eles estão lutando pela diversidade, pela inclusão, tanto de negros quanto de pessoas com deficiência, de outras religiões, LGBTQI + etc.”, observa a estudante.

Outra ação que segue a linha de empregabilidade é o Programa de aceleração de carreira Talentos do Futuro, voltado para profissionais negros. Durante 18 meses, 20 profissionais sêniores em suas respectivas áreas terão a oportunidade de seguir uma jornada intensa de desenvolvimento e acompanhamento para conquistarem uma vaga de liderança. Eles vão ganhar um salário inicial de R$ 7.500.

O projeto contempla pilares como a imersão na cultura e no negócio da companhia e no idioma Inglês (quando necessário) e também na tecnologia e metodologia ágil. “Desde um primeiro momento, eles vão participar de uma imersão no Inglês para que estejam aptos a participarem do módulo internacional que teremos no final do processo. Queremos enviar esse grupo para um ou dois países onde o grupo atua”, conta a coordenadora de Talent e sucessão do Grupo Carrefour, Marineldes Queiroz. Ela diz se sentir gratificada à frente do programa Talentos do Futuro. “Esses 20 profissionais vão impactar muitas outras pessoas. Eles vão virar referência para a sociedade, para a família. E passar para outras gerações que é possível vencer, que há razões para acreditar”, observa.

A coordenadora também acredita que iniciativas assim, com foco a luta contra o racismo, vão servir de referência para outras organizações.

Carrefour Brasil

Divulgação

Apoio a empreendedores negros

Além de projetos voltados à inclusão de jovens no mercado de trabalho e para o desenvolvimento de profissionais negros sêniores em suas áreas de atuação, o Grupo Carrefour Brasil também vem atuando no apoio a empreendedores negros, ampliando assim sua carteira de fornecedores. Como forma de impulsionar o trabalho destas pessoas, o Grupo Carrefour Brasil está atuando em duas frentes, uma delas é uma parceria com a Afrobusiness.

Ainda em novembro, a empresa vai realizar um piloto desse projeto voltado para o empreendedor negro em dez lojas. Por meio dele, a Makeda, empresa de cosméticos para pessoas negras, terá seus produtos à venda nas prateleiras do Carrefour.

Outra empresa que tem à frente um empreendedor negro, a Madiba Pet vai oferecer seus produtos para animais domésticos nas lojas Carrefour. “Toda essa estrutura que o Carrefour nos proporcionou para poder chegar neste modelo, vai viabilizar o acesso a vários outras varejistas”, declarou Samara Silva, da Madiba Pet.

Em uma segunda frente de atuação no segmento do empreendedorismo, o Grupo Carrefour Brasil está buscando aceleradoras que ajudem a mapear estes potenciais talentos para que possam apoiar e investir em seus projetos.

Mobilização de grandes corporações

O combate ao racismo estrutural passa pela organização do setor privado. É importante que grandes empresas se mobilizem e assumam seu papel nesta luta. Como um dos maiores empregadores e uma das maiores companhias do país, O Grupo Carrefour Brasil busca construir um quadro de colaboradores que seja reflexo da composição social do país. O papel social da empresa com a população brasileira não inclui somente a geração de emprego e renda, mas também a construção de políticas afirmativas de inclusão e desenvolvimento profissional para grupos minorizados.

O Grupo Carrefour Brasil acredita que o combate ao racismo passa por quatro frentes: empregabilidade, combate à discriminação, investimento em empreendedorismo e educação. A empresa irá investir R$ 144 milhões na luta antirracista. Esses investimentos serão realizados ao longo de três anos, sendo majoritariamente direcionados para educação e geração de renda para a população negra.

Os compromissos assumidos pelo Grupo Carrefour Brasil são de longo prazo e continuarão pelos próximos anos. Ainda neste ano será lançado um edital com foco em capacitação em tecnologia. Todos estes compromissos e futuras ações podem ser acompanhados pelo site.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90