Após denúncia do Grêmio, Cruzeiro também aciona STJD por cânticos homofóbicos da torcida tricolor

Por Redação em 10/05/2022 às 20:19:05

Coletivos de torcidas LGBTQIA+ também notificou o órgão sobre gritos de torcedores gaúchos Grêmio envia notícia de infração ao STJD após cânticos homofóbicos da torcida do Cruzeiro

No fim da tarde desta terça-feira, o Cruzeiro encaminhou à Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma "notícia de infração" denunciando cantos homofóbicos da torcida do Grêmio, durante partida deste domingo. O ofício foi enviado um dia após o Grêmio acionar o STJD por gritos preconceituosos de parte da torcida celeste, no Independência.

Mais notícias do Cruzeiro

Cruzeiro deve contar com Canesin contra Remo; veja provável escalação

Fora há mais de 40 dias, Filipe Machado volta a treinar

A informação da denúncia do Cruzeiro foi dada pelo jornalista Samuel Venâncio. O ge confirmou. O clube gaúcho enviou a denúncia cobrando punição pelos cânticos homofóbicos, a fim de banir esse tipo de atitude.

Pelas redes sociais, o Grêmio afirmou que aguarda punição aos responsáveis. O Cruzeiro também condenou as atitudes da torcida e, à exemplo do adversário, também comunicou o STJD denunciando torcedores do Grêmio, pela mesma atitude.

Torcida do Cruzeiro durante o jogo contra o Grêmio

Staff Images

"Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!"

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram parte da torcida tricolor se dirigindo à torcida do Cruzeiro por um apelido pejorativo e homofóbico. O clube mineiro enviou a Notificação de Infração por conta destes atos e aguarda análise do STJD.

>> Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!

Vídeos mostram torcedores do Grêmio entoando cânticos homofóbicos em jogo contra o Cruzeiro

Repordução/ redes sociais

Além do Cruzeiro, o núcleo de torcidas Canarinhos LGBTQ+, que une representantes de 20 torcidas LGBTQIA+, também encaminhou um ofício ao STJD denunciando atos violentos no Independência, entre eles os gritos preconceituosos de torcedores do tricolor.

De acordo com o fundador do grupo, Yuri Senna, em contato com o ge, a notificação não foi formalizada citando gritos de torcedores cruzeirenses, pois o Grêmio já havia feito a denúncia. O Cruzeiro, até então, não tinha enviado o seu ofício.

"Nosso objetivo é que os órgãos sejam sempre justos e cumpram a determinação do próprio STJD sobre atos lgbtfobicos nos estádios. Mas, mais do que a punição, a gente quer que os órgãos e clubes façam ações preventivas e educativas, para que cada vez menos tenhamos que corrigir os erros."

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

Vale destacar que transfobia e homofobia são considerados crimes no Brasil e são enquadrados como tipo penal definido na Lei do Racismo – Lei 7.716/1989. O árbitro do jogo, Flavio Rodrigues de Souza (Fifa), não registrou os gritos preconceituosos na súmula, embora seja recomendação do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva.

*Sob supervisão de Fred Ribeiro

O podcast ge Cruzeiro está disponível nas seguintes plataformas:

???? Spotify - clique aqui para ouvir!

???? Google Podcasts - clique aqui para ouvir!

???? Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!

???? Pocket Casts - clique aqui para ouvir!

?? Dá o play!

Sócio 5 Estrelas - Cruzeiro

Divulgação

Quero ser Sócio 5 estrelas agora!

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90