Adir Sodré ganha exposição no Paço Impediral, no Rio de Janeiro

Por Redação em 06/08/2022 às 11:58:41

Obras foram disponibilizadas para provocar e fazer público refletir, segundo idealizadora. Exposição com obras de Adir Sodré segue é outubro no Paço Imperial, no RJ.

Reprodução

O artista plástico mato-grossense Adir Sodré (1962-2020) está provocando o público a pensar em temas presentes na sociedade, com a exposição “Podre de Chique”, no Paço Imperial, no Rio de Janeiro - e que deve seguir até outubro.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

“Os temas por ele tratados há mais de três décadas permanecem extremamente atuais e estão nas manchetes: defesa ambiental, crítica ao Poder Público, perfil ainda elitista do sistema de arte e questões referentes à sexualidade. Adir trata com muita elegância e contundência tudo isso”, diz a idealizadora da exposição, Margareth Telles.

A curadoria foi feita por Guilherme Altmayer e Leno Veras, que disponibilizaram as obras com cinco propostas: Cuyaverá (Cuiabá), Tapa na cara pálida (horrores da branquitude), Ditos e malditos (imundos das artes), O pop não poupa ninguém (cultura de massas) e Manifestos paus, Brasil! (fabulações estético-eróticas).

"Os diferentes temas que ele abordou acabam sendo mais relevantes do que a própria cronologia do percurso dele", disse Altmayer sobre o trabalho de Sodré.

Adir Sodré morreu aos 58 anos em Cuiabá

Rai Reis

O artista

Adir Sodré de Souza nasceu em 1962, em Rondonópolis, onde viveu quase toda sua história. Pintou por mais de 40 anos e abordou temas sociais, defendendo a cultura regional, o meio ambiente e os povos indígenas. Morreu em 2020 aos 58 anos.

Inspirado por pintores como Pablo Picasso e Tarsila do Amaral, Sodré aproveitava sua criatividade e liberdade para produzir obras excêntricas e inspiradoras. Ele está entre os 100 maiores artistas do Século.

Sodré pode apresentar sua arte ao mundo todo e já expôs em Paris, Nova Iorque, Rio de Janeiro e São Paulo. Suas obras também permanecem nos acervos de museus nacionais e internacionais.

A Exposição

A exposição pode ser visitada até 23 de outubro, de terça a domingo, das 12h às 18. O Paço Imperial fica na Praça XV de Novembro, 48 - Centro, Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90