Pelé veio para Cuiabá e jogou contra Dom Bosco, em 1965; Rei morreu aos 82 anos

Por Redação em 29/12/2022 às 17:15:09

Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde novembro para tratar de um tumor de cólon e de uma infecção respiratória. Pelé joga em Cuiabá nos anos 1960

Registro do livro de José Augusto Tenuta

Em 1965, o rei do futebol Pelé veio para Cuiabá e jogou no estádio Dutrinha, de acordo com o pesquisador José Augusto Tenuta, o Zeca Tenuta. Nesta quinta-feira (29), Pelé morreu aos 82 anos, em São Paulo, após ter sido internado no Hospital Albert Einstein, em novembro, para tratar de um tumor de cólon e de uma infecção respiratória.

Naquela época, segundo o pesquisador, cidades e estados contratavam o Santos, time pelo qual Pelé jogava até então. Tenuca conta que Cuiabá teve que esperar um tempo para conseguir ver o Santos jogar, isso porque, naquele tempo, era muito caro levar o time até a capital cuiabana. No entanto, após a inauguração do Dutrinha, a renda provenientes dos jogos locais já eram suficientes para contratar o Santos.

O evento também recebeu o apoio da União dos Estudantes Secundaristas, que naquele tempo, doou Cr$ 1 milhão de cruzeiros.

No ano de 1965 chegou o momento tão esperado e o Pelé desembarcou no Aeroporto Marechal Rondon. “Uma multidão de torcedores foi ver os jogadores, invadiram a pista e Pelé foi para o hotel no carro dos governador”, contou Tenuta.

Todos queriam ver o rei do futebol. E ele atendeu o clamor dos torcedores. “Lá no hotel, ele saía, conversava com quem estava na porta, era uma sensação”, disse.

Pelé em jogo de Santos em Cuiabá, em 1965

Registro do livro de José Augusto Tenuta

O time “alvinegro praiano” chegou em Mato Grosso numa sexta-feira e o jogo seria no domingo, então os torcedores tiveram tempo para ver e conversar com seus ídolos.

“Eu tinha mais ou menos uns 10 anos. Minha mãe chegou a costurar roupas novas para meu irmão e eu assistirmos ao jogo”, lembrou o pesquisador.

Enfim, o jogo aconteceu. E no desafio entre Santos e Dom Bosco, o time santista levou a melhor, ganhando de 6 a 2.

Essa foi a passagem de Pelé, o eterno rei do futebol, por Cuiabá.

“Ele era considerado o melhor porque tinha habilidade, qualidade técnica e, para os padrões daquela época, não havia ninguém melhor”, afirmou.

A família de Pelé ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. O sepultamento ocorrerá em Santos.

Pelé junto com time Santos em jogo na capital cuiabana, em 1965

Registro do livro de José Augusto Tenuta

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90