Como lidar com pessoas negativas no trabalho?

Por Redação em 01/02/2023 às 06:38:41

O colunista Gilberto Guimarães aconselha gestor que não sabe mais como motivar sua equipe >> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]

"Faço parte de uma equipe talentosa, porém muito negativa. A maioria reclama o tempo inteiro sobre os seus afazeres e coloca empecilhos para fazer tudo o que é pedido. Tento motivar meus colegas e liderados, mas não sei mais o que fazer. Sinto que o clima no ambiente está prejudicando o trabalho de todos por conta do desânimo e humor das pessoas em geral. Como lidar com essa situação?" Gerente, 41 anos

Como comunicar ao meu chefe que vou mudar de emprego?

Como dizer não para tarefas extras no trabalho?

Como me sentir segura em entrevistas de emprego após ter sido demitida?

Esse clima negativo, o desânimo e o comportamento pessimista são a maior razão para a baixa produtividade de uma equipe ou de uma empresa. Para descobrir a causa mais comum e aprender a lidar com essa situação, é importante entender quais comportamentos e emoções são contagiosos, por conta da empatia.

Este mecanismo de contágio empático relaciona-se, provavelmente, com os neurônios-espelho que, além de se ativarem quando um animal se prepara para agir, também se ativam quando o animal observa a ação, ou a intenção de agir, de outros animais. Por permitirem emular a ação do outro, os neurônios-espelho são a base da sobrevivência e da capacidade de aprendizado.

Líderes negativos acabam influenciando o grupo, destruindo a produtividade e a motivação da equipe como um todo

Pexels

Os seres humanos têm neurônios-espelho ainda mais evoluídos, perspicazes e flexíveis, e que são especializados em compreender não apenas as ações dos outros, mas as suas intenções, o significado social do comportamento deles e suas emoções. Os neurônios-espelho podem ser considerados como a base neurofisiológica da empatia.

A empatia seria, então, a “unificação afetiva” que fundamenta o sentir e compreender o sentimento do outro. Por intermédio dela, uma pessoa é capaz de transcender a sua individualidade, se identificar e participar dos sentimentos do outro, em contágio emocional. Esse contágio é ainda maior em uma relação entre líder e liderados. O comportamento do líder é fortemente contagioso e tem um efeito exponencialmente multiplicador no grupo.

Sendo assim, um grupo, uma equipe, um time, uma empresa e, até mesmo uma nação, acaba “assumindo” o comportamento e as emoções de sua liderança. Líderes negativos, críticos, pessimistas, egoístas, inflexíveis esgotam a energia, os bons sentimentos e o entusiasmo dos liderados. Destroem a produtividade e a motivação.

Em um ambiente assim, o gargalo da transformação está na liderança e não nas organizações. A qualidade da liderança determina a história e o sucesso de um grupo. A base da liderança é a compreensão da sua missão e também a da empresa. É tarefa do líder saber defini-la e comunicá-la de forma clara; estabelecer metas, prioridades e padrões; transmiti-las e conseguir influenciar e convencer. Liderar é influenciar pessoas para que elas desenvolvam motivação para fazer o que deve ser feito com vontade e com o máximo de seu potencial para atingir os objetivos.

É também importante que o líder tenha consciência de que liderança significa responsabilidade. Um líder não pode ser permissivo, nem culpar os outros. Líderes eficazes encorajam e incentivam os liderados, mas sempre assumem a responsabilidade. Valorizam sua equipe e cercam-se de pessoas independentes e autoconfiantes. Liderança é confiança e respeito. A tarefa da liderança é organizar e conduzir as pessoas como membros de um grupo, levando-as a atingirem seus objetivos individuais, e também os objetivos comuns compartilhados.

Como para todos os seres vivos, o objetivo mais importante de cada pessoa é a autopreservação. Os seres humanos se juntam em grupo porque assim têm mais chances de sobreviver. Escolhem um líder porque percebem nele a capacidade para conduzi-los à sobrevivência. Líder, então, é aquele que é percebido como quem vai garantir a sobrevivência do grupo.

Uma empresa nada mais é do que um grupo de pessoas, no qual cada um quer atingir seu objetivo, sua autopreservação, sua sobrevivência. O objetivo de uma empresa é o objetivo de cada um de seus membros. É mais que o lucro. É, na verdade, sua continuidade como organização, de forma a permitir a sobrevivência de cada um dos seus membros. Nesse sentido, o lucro é apenas o indicador de que se está no caminho certo, assim como o prejuízo seria o do caminho inadequado.

Quando os membros do grupo, ou de uma empresa, percebem que o seu líder não consegue levá-los a sobrevivência - ou ao lucro -, optam por trocar de líder, se puderem. Mas, caso não consigam, perdem a motivação, o sentido de responsabilidade, o engajamento, e tentam sair do grupo para buscar, em um novo grupo ou empresa, a sua sobrevivência.

Portanto, para ter seu grupo motivado, transforme-se em uma liderança positiva. Essa é a forma mais adequada para se conseguir alcançar a eficácia extraordinária, com resultados espetaculares e desempenho muito acima do normal, que garantam a sobrevivência do grupo. Líderes positivos precisam ser otimistas, flexíveis, acreditar nas pessoas e buscar transformá-las em parceiros comprometidos e fiéis.

Além disso, devem estabelecer padrões bem altos para os serviços e níveis de atendimento que devem ser medidos, avaliados e cumpridos. Dessa forma tornam-se fonte de credibilidade e admiração. Líderes, para serem positivos, devem eliminar o medo e criar um ambiente positivo no trabalho. Eles devem aproveitar os pontos fortes de cada um, promover emoções positivas e incentivar as relações de apoio mútuo e cooperação em todos os níveis, ajudando a criar um senso profundo de significado e propósito no trabalho.

Para conseguir implementar esses novos conceitos tem que se ir além de uma mudança de comportamentos e atitudes. Tem-se que questionar crenças e valores. Tem que ter a coragem de acreditar que se pode ir além, confiar na capacidade das pessoas, nas possibilidades do virtuosismo e da excelência para criar um clima positivo de confiança mútua.

Pesquisas comprovam que a existência de um clima em que prevalecem as emoções positivas conduz a otimização da atuação dos indivíduos e dos grupos, e ao alcance de desempenhos acima do normal. A criação desse clima positivo é fortemente influenciada pela atuação do líder.

Líderes afetam o clima organizacional pela forma como induzem, desenvolvem e demonstram emoções positivas. Pessoas em grupo, quando dão e recebem suporte, encorajamento e têm as suas necessidades psicológicas e emocionais atendidas se sentem mais seguras e aumentam suas performances e produtividade.

Além disso, é importante desenvolver uma comunicação positiva, com uma linguagem afirmativa e apoiadora, com muitos feedbacks positivos e expressões de suporte e apoio, de forma autêntica e sincera.

Finalmente, para atingir desempenhos elevados, é fundamental que o líder defina e comunique uma causa, um propósito, uma razão para viver e lutar. Somente uma equipe com esses elementos pode se sentir motivada para atingir resultados extraordinários, muito além dos esperados.

Gilberto Guimarães é diretor da GG Consulting e professor

>> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]

Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não a do Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90