Flávio Dino toma posse no STF nesta quinta-feira

Por Redação em 22/02/2024 às 09:41:34

Após 18 anos de carreira na polĂ­tica partidĂĄria, FlĂĄvio Dino de Castro e Costa, aos 55 anos de idade, vai tomar posse no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira, 22. Ele vai substituir Rosa Weber, que se aposentou em setembro de 2023. A sessão solene de posse terĂĄ inĂ­cio às 16h e contarĂĄ com a presença de cerca de 800 pessoas, entre autoridades, amigos e convidados.

Natural de São LuĂ­s (MA), Dino foi indicado ao cargo no dia 27 de novembro de 2023 pelo presidente Lula. Mas apenas no dia 13 de dezembro ele foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e teve seu nome aprovado tanto naquele colegiado quanto no plenĂĄrio.


Trajetória

FlĂĄvio Dino exerceu cargos nos trĂȘs poderes da RepĂșblica, nas esferas estadual e federal. No JudiciĂĄrio, foi juiz federal por 12 anos, entre 1994 e 2006. No perĂ­odo, ele representou a categoria presidindo por dois anos a Ajufe (Associação dos JuĂ­zes Federais do Brasil). Integrou o CJF (Conselho da Justiça Federal) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), onde ocupou o cargo de secretĂĄrio-geral. No Supremo, foi juiz auxiliar no gabinete do ministro Nelson Jobim (aposentado).

Em 2006, Dino deixou a magistratura. Depois, elegeu-se deputado federal pelo Maranhão para a legislatura de 2007 a 2011. Com o término do mandato, esteve à frente da presidĂȘncia da Embratur (AgĂȘncia Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Em 2014, foi eleito governador de seu estado e tomou posse no ano seguinte. Ele permaneceu no cargo, após reeleição, até 2022.

Dino foi eleito para o Senado Federal, tomou posse, mas logo se licenciou para atender ao convite do presidente Lula para integrar o poder Executivo, no comando do Ministério da Justiça e Segurança PĂșblica, órgão onde estava quando foi nomeado para o STF.

Formação

Dino é formado em direito pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão), de onde também é professor desde 1993. Fez mestrado em direito na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e foi professor da UnB (Faculdade de Direito da Universidade de BrasĂ­lia), entre 2000 e 2002.

Fonte: Isto É

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90