Climas diferentes na zona canavieira de Pernambuco afetam produção

Por Redação em 14/03/2021 às 10:43:41

Na chamada "Mata Norte" chove pouco e agricultores se preocupam com a estiagem. Já na "Mata Sul", chove bem mais. Essa diferença preocupa bastante os agricultores que fornecem cana para as usinas. Climas diferentes na zona canavieira de Pernambuco afetam produção

Em Pernambuco, climas diferentes na zona canavieira afetam a produção. As plantações de cana no estado são dividas em "Mata Norte", área de estiagem, e "Mata Sul", onde o regime pluviométrico é maior.

Essa diferença na quantidade de chuva preocupa muitos agricultores que fornecem cana para as usinas.

Assista a todos os vídeos do Globo Rural

A diferença climática ocorre devido à influência dos ventos alísios, caracterizados pela umidade que vem das regiões mais frias do planeta. Estes ventos se direcionam para a Zona da Mata, mas principalmente para a Mata Sul.

A pluviometria da região é estimada em 1.400 milímetros na Mata Norte, frente a aproximadamente 1.900 milímetros na Mata Sul, segundo explica o agrônomo, Geraldo Barros.

Este ano quase não choveu nos 8 municípios mais atingidos pela seca na Mata Norte. A produção da safra, que termina agora, já está comprometida. Os 13 milhões de toneladas previstos vão diminuir para cerca de 11 milhões.

O estado é o segundo maior produtor de cana-de-açúcar do nordeste do Brasil, ficando atrás apenas de Alagoas.

Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.

VÍDEOS: mais assistidos do Globo Rural

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90