O que rolou na CPI da Covid? Veja o que vai acontecer essa semana na comissão que investiga ação do governo na pandemia - 21 de junho

Por Redação em 22/06/2021 às 01:23:09

G1 traz a agenda e os próximos acontecimentos da comissão do Senado em VÍDEO. O que rolou na CPI da Covid? - 21 de junho

O G1 traz nesta segunda-feira (21) um resumo de tudo que vai acontecer na CPI da Covid ao longo da semana.

Após ouvir depoimentos e colher documentos que apontam para uma omissão do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a atuação de um gabinete paralelo, o comando da comissão avalia que os trabalhos começam a entrar em uma nova fase. Agora, o objetivo é comprovar alianças formadas entre agentes públicos e privados com o objetivo de lucrar financeiramente com o combate à pandemia.

Um dos pontos sobre o qual a CPI quer se aprofundar está a atuação de Alex Lial Marinho, ex-coordenador-geral de aquisições de insumos estratégicos para saúde do Ministério da Saúde. Os senadores querem entender por que o governo federal priorizou a vacina indiana Covaxin, com atuação direta do presidente Bolsonaro.

As doses da Covaxin são mais caras, o prazo de entrega é mais longo e a negociação para a importação envolveu uma empresa intermediária, a Precisa medicamentos – o que foge ao padrão das negociações e contratos de outras vacinas. Na quarta-feira (23), a CPI vai ouvir Francisco Emerson Maximiano, que é sócio-administrador da Precisa.

Ainda para esta semana, estão previstos os depoimentos de duas pessoas apontadas como integrantes do chamado gabinete paralelo, que assessorava o presidente Bolsonaro. Nesta terça-feira (22), o ex-ministro e deputado federal Osmar Terra, crítico das medidas de restrição social para conter o vírus, vai depor na CPI.

Na quinta (24), Filipe Martins, chefe da assessoria internacional do presidente da república, vai prestar depoimento aos senadores.

Na sexta (25), a CPI recebe a diretora-executiva da anistia internacional e coordenadora do movimento alerta, Jurema Werneck, e o epidemiologista Pedro Hallal.

VEJA OS BOLETINS ANTERIORES

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90