Congresso promulga emenda que isenta igrejas e templos do pagamento de IPTU em imóvel alugado

Por Redação em 17/02/2022 às 16:38:02

Proposta passou pelo Senado em 2016 e, em dezembro de 2021, pela Câmara. Constituição proíbe cobrança de impostos, e emenda deixa claro que isenção se estende a imóvel alugado. O Congresso Nacional promulgou nesta quinta-feira (17) a emenda constitucional que isenta igrejas e templos de qualquer crença do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) inclusive no caso de imóveis alugados.

A proposta foi aprovada pelo Senado em 2016 e em dezembro do ano passado passou pela Câmara dos Deputados.

A Constituição já proíbe União, estados e municípios de cobrarem impostos sobre templos de qualquer culto. E o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que a imunidade se estende aos prédios destinados ao patrimônio, à renda e aos serviços relacionados com a atividade essencial de igrejas e templos.

Na prática, a emenda promulgada agora pelo Congresso deixa claro na Constituição que qualquer igreja, mesmo que alugue o imóvel onde faz as cerimônias religiosas, estará isenta do pagamento do IPTU.

O texto foi apresentado pelo ex-senador Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e, quando passou na Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que a proposta estava na lista de prioridades da frente parlamentar evangélica.

Na ocasião, o presidente da Câmara negou que a votação fizesse parte de um acordo para que os deputados votassem um projeto de lei que legaliza os jogos de azar. Essa versão foi apresentada por alguns parlamentares.

A proposta dos jogos, que já teve a urgência aprovada pelos deputados, é alvo de críticas da bancada evangélica, que tem resistências para votá-lo.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90