Cartórios de MT registram aumento de 31,2% no número vagas de empregos formais

Por Redação em 24/02/2022 às 14:10:54

Aumento maior foi durante a pandemia da Covid-19 quando muitos funcionários precisaram ser afastados. Cartórios de MT registram aumento no número de empregos

Romilson Dourado

O número de vagas de empregos formais em cartórios de Mato Grosso cresceu 31,2% nos últimos seis anos, conforme levantamento feito pela Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT). O aumento maior foi durante a pandemia da Covid-19 quando muitos funcionários precisaram ser afastados.

Em 2021, os 243 cartórios do estado registraram 2.686 empregos com carteira assinada, um aumento de 7,7% se comparado com 2020, quando foram contabilizados 2.492 empregos.

De acordo com a Anoreg-MT, a pandemia acelerou o processo de inclusão dos cartórios ao mundo digital por ser considerado um serviço essencial, mantendo pleno funcionamento durante toda a crise sanitária.

“Ainda por conta da pandemia, alguns colaboradores precisaram ser afastados por se encaixarem no grupo de risco ou até mesmo por infecção ao vírus, por esta razão, houve a necessidade de aumentar o número de colaboradores”, explicou a presidente da Associação, Velenice Dias.

No Brasil, os 13.440 cartórios existentes foram responsáveis pela abertura de 4.879 postos com carteira assinada em todo o território nacional, estando entre os 100 cargos que mais contrataram trabalhadores em 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e da Previdência.

Ainda de acordo com os dados divulgados, o setor notarial e registral responde ainda pelo sustento indireto 37.738 pessoas dependentes dos trabalhadores contratados.

Como trabalhar na área

A Anoreg-MT informou que para se candidatar as vagas de escreventes e auxiliares os requisitos são: estar cursando ou possuir graduação em direito para a primeira função e ter o ensino médio concluído para a segunda função.

Os salários variam conforme o tipo de cartório e são definidos com base em pisos estaduais da categoria.

Já para o cargo de titular de cartório é exigida a formação em direito e aprovação em concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJMT).

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90