Tesouro dos EUA proíbe transações com o BC da Rússia e impõe sanções a fundos do país

Por Redação em 28/02/2022 às 12:50:28

“Essa ação imobiliza efetivamente quaisquer ativos do Banco Central da Federação Russa detidos nos Estados Unidos ou por americanos, onde quer que estejam localizados”, disse o comunicado do Tesouro O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira (28) que está proibindo quaisquer transações com o Banco Central da Rússia, bem como com o fundo nacional de riqueza russo e com o Ministério de Finanças da Rússia.

Além disso, o Tesouro americano também impôs sanções contra o Fundo de Investimento Direto da Rússia, assim como a seu presidente, Kirill Dmitriev, que foi citado pelo Tesouro como um conhecido aliado do presidente russo, Vladimir Putin.

“Essa ação imobiliza efetivamente quaisquer ativos do Banco Central da Federação Russa detidos nos Estados Unidos ou por americanos, onde quer que estejam localizados”, disse o comunicado do Tesouro. O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros também emitiu uma licença geral para autorizar algumas transações relacionadas à energia com o BC russo, apontou o Valor Online.

TEMPO REAL: acompanhe a cobertura sobre a guerra na Ucrânia

MERCADOS: Rublo tem desvalorização recorde após novas sanções; BC russo dobra a taxa de juros

SANÇÕES: Russos têm cerca de US$ 120 bilhões a serem congelados em bancos ocidentais

ENTENDA: O que é a rede global de pagamentos Swift

Segundo a secretária do Tesouro, Janet Yellen, a ação vai "limitar significativamente a habilidade da Rússia de usar seus bens para financiar atividades de desestabilização", e está direcionada aos fundos dos quais Putin e seus aliados próximos dependem para permitir a invasão da Ucrânia.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90