Veja qual é o IMC ideal e como calcular

Por Redação em 17/08/2022 às 13:19:47

Nutricionista Cris Perroni ressalta que o índice de massa corporal é apenas uma das ferramentas para avaliação de risco para saúde. Entenda e clique na calculadora de IMC para conferir o seu O índice de massa corporal (IMC) é muito utilizado por profissionais de saúde para avaliar o estado nutricional e o risco de mortalidade em uma população. Ele é a calculado pelo peso (em kg) dividido pela altura ao quadrado (em metros). Calcule aqui na nossa calculadora de IMC.

Classificação do IMC de acordo com a OMS:

IMC <18,5kg/m2 - baixo peso

IMC >18,5 até 24,9kg/m2 - eutrofia (peso adequado)

IMC ?25 até 29,9kg/m2 - sobrepeso

IMC >30,0kg/m2 até 34,9kg/m2 - obesidade grau 1

IMC >35kg/m2 até 39,9kg/m2 - obesidade grau 2

IMC > 40kg/m2 - obesidade extrema

Nutricionista avalia a composição corporal de paciente: IMC, gordura abdominal e outros parâmetros

Istco Getty Images

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o IMC entre 18,5 a 24,9 representa a faixa de peso adequada e o menor risco para o desenvolvimento de algumas doenças. Entretanto, o IMC não deve ser avaliado isoladamente porque não diferencia sexo, composição corporal e local de distribuição da gordura.

A localização da gordura corporal tem grande impacto na saúde: o aumento da gordura visceral (aumento da circunferência do abdômen) tem maior correlação com doenças cardiovasculares, hipertensão, esteatose hepática e diabetes.

Um indivíduo pesado, mas com grande proporção de massa muscular, seria avaliado com excesso de peso, mas não tem risco de desenvolvimento de doenças tão alto quanto outro indivíduo com o mesmo IMC, mas que tenha menos massa muscular e mais gordura.

É preciso associar medidas antropométricas como peso, altura e a avaliação da composição corporal para quantificar massa de gordura e a massa livre de gordura, ou massa magra (água, órgãos, músculos e ossos).

No consultório, podem ser utilizados adipômetro e a bioimpedância elétrica para determinação da massa muscular e gordura corporal, e o uso de trena ou fita métrica para medição de circunferência.

Para elaborar as estratégias nutricionais individualizadas, promover saúde e desempenho esportivo e atender aos objetivos de cada indivíduo é fundamental a anamnese (entrevista) para entender história clínica, história familiar (ex: genética, doenças na família), estilo de vida, padrão alimentar, avaliação de exames (laboratoriais e de imagem) e da composição corporal. Só a partir dessas informações é possível ser mais assertivo na escolha do tratamento nutricional. O IMC é apenas uma ferramenta, que precisa ser avaliada em conjunto com todas as outras.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90