Indicador de Incerteza da Economia registra quarta alta seguida em janeiro, aponta FGV

Por Redação em 31/01/2023 às 11:07:39

Economista da fundação explica que o resultado reflete as discussões sobre a política econômica efetiva do novo governo, com possíveis implicações sobre o direcionamento da dívida pública e da inflação O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 0,6 ponto em janeiro, para 113,3 pontos.

"A quarta alta seguida do Indicador de Incerteza foi motivada pelas discussões sobre a política econômica efetiva do novo governo, com possíveis implicações sobre o direcionamento da dívida pública e da inflação. Vale citar que nos dias seguintes ao 8 de janeiro, quando os edifícios do Congresso, STF e Palácio do Planalto foram invadidos por manifestantes, o nível de incerteza chegou a subir ainda mais para depois recuar um pouco. O IIE-Br inicia o ano em patamar elevado de incerteza e não dá sinais de convergência para níveis mais confortáveis no curto prazo", afirma Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre, em comentário no relatório.

Em janeiro, o componente de Mídia subiu 3,7 pontos, para 113,8 pontos, maior nível desde agosto de 2022 (115,1 pts.) e contribui positivamente em 3,2 pontos para o índice agregado.

Em sentido contrário, o componente de Expectativas, que mede a dispersão nas previsões de especialistas para variáveis macroeconômicas, caiu 11,9 pontos, para 106,0 pontos, menor nível desde novembro (105,1 pontos), com contribuição negativa de 2,6 pontos para a evolução na margem do IIE-Br.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90