Dino anuncia reforço de forças federais em Roraima e cita retirada de garimpeiros ilegais 'em paz, sem conflitos'

Por Redação em 06/02/2023 às 08:18:06

No domingo, governador de Roraima pediu ajuda do governo federal para garantir segurança de garimpeiros que começaram a fugir, por terra e rio, da reserva indĂ­gena Yanomami. O ministro da Justiça e Segurança PĂșblica, FlĂĄvio Dino, afirmou em rede social nesta segunda-feira (6) que determinou reforço das forças de segurança federais que atuam em Roraima para retirar garimpeiros ilegais de terras indĂ­genas, incluindo as ĂĄreas de indĂ­genas Yanomami.

"Dando cumprimento ao decreto do presidente Lula, determinei a ampliação da presença da PolĂ­cia Federal e da Força Nacional em Roraima, ao longo desta semana. Queremos que a desintrusão das terras indĂ­genas ocorra em PAZ, sem conflitos. Contamos com a colaboração de todos", escreveu Dino.

No domingo (5), o governador de Roraima, Antônio Denarium, disse que pediria ajuda do governo para os garimpeiros ilegais que começaram a deixar as terras indĂ­genas após o reforço das ações de segurança. Grupos fugiram, nos Ășltimos dias, pelas matas e por rios.

Em nota, o governo de Roraima disse ter pedido aos ministros Rui Costa (Casa Civil) e José MĂșcio Monteiro (Defesa) "apoio para garantir a saĂ­da desses trabalhadores que se encontram em ĂĄrea de garimpo e que escolheram sair daquela região de forma espontânea e pacĂ­fica".

Denarium era aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e, na Ășltima semana, afirmou que os garimpeiros ilegais não eram responsĂĄveis pelo agravamento da crise dos Yanomami nos Ășltimos anos.

Crise Yanomami: Conselho de saĂșde indĂ­gena denuncia assassinato de 3 indĂ­genas por garimpeiros

Retirada do garimpo

Garimpeiros ilegais que atuam na Terra IndĂ­gena Yanomami começaram a fugir do território após o inĂ­cio de ações de repressão à atividade clandestina. Na Ășltima quarta-feira (1Âș), a Força Aérea Brasileira iniciou controle do espaço aéreo e usa aeronaves com radares superpotentes.

SAIBA MAIS:

Com espaço aéreo fechado, garimpeiros não conseguem voos clandestinos para sair da Terra Yanomami

Garimpeiros começam a fugir da Terra Yanomami após bloqueio do espaço aéreo na região

Relatório da DPU constata 'violação generalizada e sistemĂĄtica de direitos humanos' dos Yanomami

VĂ­deos que circulam nas redes sociais desde a Ășltima quinta-feira (31) mostram homens e mulheres em grupos deixando a região. Eles também tĂȘm tentando sair da região em voos clandestinos, mas não estão encontrado pessoas dispostas a buscĂĄ-los no território.

Garimpeiros começam a fugir da Terra Yanomami após bloqueio do espaço aéreo na região

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90