Djokovic de um lado e Medvedev do outro; veja grupos e confrontos do ATP Finals

Por Redação em 14/11/2021 às 01:24:57

Pentacampeão do torneio, sérvio líder do ranking vai ter Tsitsipas, Rublev e Ruud em sua chave; defendendo o título de 2020, russo medirá forças com Zverev, Berrettini e Hurkacz Marcado pela ausência de Roger Federer e Rafael Nadal, o que não acontecia desde 2016, o ATP Finals - torneio que reúne os oito melhores da temporada - começa neste domingo. Principais nomes do circuito no ano, Novak Djokovic e Daniil Medvedev ficaram em chaves opostas. O torneio ainda terá nomes como Stefanos Tsitsipas e Alexander Zverev brigando pelo título, e outros como Casper Ruud e Hubert Hurkacz, revelações do ano, correndo por fora.

+ Tenistas sofrem com desgaste após longa temporada às vésperas do ATP Finals

Tenistas que irão disputar o ATP Finals 2021

Divulgação/ATP

Número 1 do mundo, Novak Djokovic vai buscar o hexacampeonato da competição e, depois de uma boa campanha em Paris, é o principal favorito. Porém, ele terá de lidar com o ímpeto dos três últimos campeões do torneio: Medvedev (2020), Tsitsipas (2019) e Zverev (2018), que também chegam com moral. Veja abaixo os grupos e confrontos do ATP Finals:

Sendo disputado pela primeira vez em Turim, Itália, depois de 12 anos em Londres, o ATP Finals começa neste domingo e vai até 21 de novembro.

Grupo Verde

A chave conta com Novak Djokovic (#1), Stefanos Tsitsipas (#4), Andrey Rublev (#5) e Casper Ruud (#8). O status de favoritismo é do sérvio, cinco vezes campeão do Finals (2008, 2012, 2013, 2014 e 2015) e que teve uma temporada fantástica, com três títulos de Grand Slam. Tsitsipas também é cotado para avançar para as semis. Dono do troféu de 2019, o grego teve um ano de bons resultados, mas também de polêmicas, sendo criticado por outros atletas do circuito. Ele chega ao torneio com dores no braço, que podem acabar atrapalhando seu desempenho.

Rublev é quem mais ameaça a classificação de Tsitsipas. Entretanto, o russo não vive uma grande fase e vem colecionando campanhas frustrantes desde o US Open. Para fechar o grupo vem Casper Ruud, um dos grandes nomes do circuito em 2021. Campeão de cinco títulos de nível ATP esse ano, o norueguês entrou no top 10 e mostrou que pode bater de frente com os principais nomes mesmo fora do saibro. Resta saber se manterá o nível em Turim.

Na primeira rodada do grupo, Djokovic enfrentará Ruud e Tsitsipas medirá forças com Rublev. Os jogos acontecem na próxima segunda-feira (15).

Novak Djokovic é o principal favorito do Grupo Verde do ATP Finals

Reuters

Grupo Vermelho

A segunda chave tem Daniil Medvedev (#2), Alexander Zverev (#3), Matteo Berrettini (#7) e Hubert Hurkacz (#9). Atual campeão do torneio, Medvedev vem embalado pelo título do US Open e com a boa campanha em Paris, onde perdeu para Djokovic na final. O russo vive a melhor temporada da carreira e chegou a ameaçar a liderança do sérvio no ranking. É sem dúvidas o mais cotado para tirar o título de Nole em Turim. Logo ao seu lado vem Zverev, campeão olímpico e destaque em 2021. Apesar da polêmica fora das quadras, onde é acusado de agressão pela ex-namorada, o alemão teve um ano fantástico e vai tentar o bi no Finals.

Com status de "zebras" no grupo, Berrettini e Hurkacz querem mostrar que podem mais. O italiano foi vice-campeão de Wimbledon, enquanto o polonês, último a garantir vaga no torneio, conquistou o título do Masters 1000 de Miami, ainda no começo da temporada.

A rodada de estreia do Grupo Vermelho terá Medvedev x Hurkacz e Zverev x Berrettini. Os jogos acontecem no domingo (14), primeiro dia de competições em Turim.

Medvedev é o principal favorito do Grupo Vermelho do ATP Finals

Clive Brunskill/Getty Images

Bruno Soares em ação nas duplas

Indo para sua sétima participação no torneio, Bruno Soares vai buscar o título inédito. O brasileiro joga ao lado do britânico Jamie Murray, com quem atingiu as semifinais em 2016, 2017 e 2018, além de ter sido semifinalista com Alexander Peya, em 2013. No ano passado, parou na fase de grupos.

Bruno Soares e Jamie Murray estão no Grupo Vermelho, chave que conta também com os franceses Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert, os colombianos Robert Farah e Juan Sebastian Cabal, e o norte-americano Rajeev Ram e e o britânico Joe Salisbury, algozes de Bruno e Jamie no US Open.

O Grupo Verde conta com a melhor dupla do mundo, formada pelos croatas Nikola Mektic e Mate Pavic. Além dos dois, estão também o espanhol Marcel Granollers com o argentino Horacio Zeballos, Kevin Krawietz e Horia Tecau, e os campeões do Australian Open Ivan Dodig, atual parceiro de Marcelo Melo, e Filip Polasek.

Bruno Soares e Jamie Murray estão embalados no circuito

Divulgação / St. Petersburg Open

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90