Rio Open: Carlos Alcaraz é atração principal do evento, que marca adeus de Bellucci

Por Redação em 20/02/2023 às 02:46:48

Número 2 do ranking mundial, espanhol desponta como favorito ao título da competição, cuja chave principal começa nesta segunda-feira, nas quadras do Jockey Club Brasileiro, na Gávea O tênis é o enredo principal do Rio Open - maior evento da modalidade na América Latina -, que acontece até o dia 26, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, Zona Sul da cidade. As chaves principais começam nesta segunda-feira, em meio ao Carnaval carioca, reunindo os atletas que buscarão o título do torneio, primeiro ATP 500 do país.

Carlos Alcaraz comemora título no Rio Open do ano passado

Fotojump

Os holofotes da quadra central - batizada de Guga Kuerten, em 2016 - estarão voltados na direção de Carlos Alcaraz, atual número 2 do ranking mundial, que desfilará no palco principal (ainda sem data confirmada). O espanhol, que irá estrear diante do brasileiro Mateus Alves, defende o título conquistado em 2022 e guarda com carinho as recordações do evento, onde conquistou sua primeira vitória em torneios ATP há três anos. No quesito favoritismo, ninguém está à frente dele, ou seja, se não "atravessar" o samba, deverá faturar o bicampeonato.

- Eu me sinto muito bem, me sinto como se estivesse em casa. Na verdade, eu tenho belas lembranças. O povo brasileiro me empolga e por isso eu me sinto muito bem no Rio - declarou o sucessor do compatriota Rafael Nadal, campeão do ATP 250, em Buenos Aires, na Argentina, no domingo.

+ Thomaz Bellucci prepara adeus no Rio Open, lamenta lesões e elege top 5 da carreira

+ Atual campeão, Carlos Alcaraz retorna ao Rio Open badalado e com status de número 2 do mundo

+ Presidente da ATP elogia Rio Open e avalia mudanças estruturais no tênis

+ Filipe Luis vê treino de Thiem e fala de como a mentalidade do tênis ajuda no futebol

+ Inspirado em Bellucci, "menino cara de pau" vinga no tênis e reencontra ídolo

Ex-número 3 do mundo, Dominic Thiem também é um dos candidatos ao troféu. Embora figure na 99ª posição do ranking na atualidade, o atleta, campeão do US Open em 2020, tenta reencontrar suas melhores performances. O austríaco - que ficou nove meses parado devido à uma lesão no punho - debuta no Rio Open contra o melhor brasileiro na atualidade, Thiago Monteiro, 78º colocado.

- A gente se conhece desde a época do juvenil. Tivemos boas sessões de treino. Vai ser uma grande atmosfera, estou animado para o jogo. Ele é canhoto, primeiro jogo, vai ser legal - declarou.

Dominic Thiem encara Thiago Monteiro na primeira rodada

Fotojump

Enquanto a nova geração do tênis vai ocupando seu espaço no cenário da modalidade, veteranos saem de cena, avariados por lesões acumuladas durante a extenuante carreira. É o caso de Thomaz Bellucci, um dos principais tenistas do Brasil nos últimos anos. O atleta, que chegou a ocupar a 21ª posição do ranking, em 2010, vai pendurar a raquete após o Rio Open. Ele estreia nesta edição diante do argentino Sebastián Baez.

- É gostoso voltar aqui no Rio Open de jogar um baita torneio que é aqui. Mas é também um gostinho amargo de saber que é o último, né? Vão ser as últimas sensações que eu vou ter como jogador e jogando em casa, com a torcida. Estou tentando aproveitar todos os momentos, todas as sensações que eu estou tendo.

Thomaz Bellucci coletiva Rio Open depois da vitória sobre Nishikori

Foto Jump

Dezenas de astros do tênis passaram pela competição nos últimos nove anos. Rafael Nadal, David Ferrer, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Fernando Verdasco, além de Carlos Alcaraz, são alguns dos campeões do torneio.

O Rio Open possui nove quadras de saibro - dentre elas, a Guga Kuerten -, com capacidade para 6.200 pessoas. Além dos jogos, há uma área interativa, o Leblon Boulevard, com diversas atrações para o público, com stands, lojas e uma praça de alimentação.

Jogos desta segunda-feira:

Alex Molcan x João Fonseca

Pedro Martinez x Cristian Garin

João Sousa x Hugo Dellien

Dominic Thiem x Thiago Monteiro

Laslo Djere x Qualifier

Pedro Cachin e Francisco Cerundolo x Tomas Etcheverry e Diego Schwartzman

Lorenzo Musetti x Qualifier

Sebastian Baez e Albert Ramos-Vinolas x Nathaniel Lammons e Jackson Withrow

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90