Mais de 410 mil eleitores vão às urnas neste domingo em Juiz de Fora

Por Redação em 14/11/2020 às 19:29:23

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uso de máscara é obrigatório para votação. Neste ano, são onze candidatos à Prefeitura e 574 à Câmara Municipal. Horário também foi ampliado por causa da pandemia de Covid-19. Veja também alterações em seções eleitorais. Vista geral da cidade de Juiz de Fora

Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

As eleições 2020 ocorrem neste domingo (15) e 410.339 pessoas poderão votar em Juiz de Fora para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Por causa da pandemia de Covid-19, o horário de votação foi ampliado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será de 7h às 17h, sendo que entre 7h e 10h é preferencial para pessoas acima de 60 anos.

Para a votação, há 1.096 seções distribuídas em quatro zonas eleitorais, contabilizando mais de 4.380 mesários para auxiliar o eleitor. Juiz de Fora recebeu 1.226 urnas eletrônicas do TSE. São 12% a mais para o caso de substituições no dia da votação.

No município, onze candidatos concorrem à Prefeitura e 574 disputam as 19 vagas na Câmara Municipal. Esta é a eleição com o maior número de postulantes ao Executivo na cidade.

Candidatos a prefeito de Juiz de Fora nas eleições 2020: veja quem são

Em iniciativa inédita, G1 publica textos com resultado da eleição em cada uma das 5.568 cidades do Brasil com auxílio de inteligência artificial

Conheça regras e saiba o que candidato e eleitor podem e não podem fazer

Regras

A Justiça Eleitoral informou que o uso de máscaras é obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar.

Também será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel antes e depois do uso da urna. O equipamento eletrônico em si não será limpo a cada votação e, por isso, caberá a cada eleitor cuidar da própria proteção.

O tribunal recomendou, ainda, que cada pessoa leve a própria caneta para registrar a assinatura no local de votação. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio. Para quem esquecer, haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções.

Alterações

De acordo com a chefe de cartório, Vilma Sinnott, ocorreu quatro mudanças em locais de votação na cidade. Veja abaixo.

Zona 152ª

Quem votava na Escola Estadual Delfim Moreira - Grupo Central, na Rua Santo Antônio, 130, deverá comparecer na Faculdade de Direito - DOCTUM, na Avenida Rio Branco, 2655 - Centro.

Zona 153ª

Eleitores que compareciam na Escola Professor Francisco de Faria - que era na Praça Duque de Caxias - votam no mesmo colégio só que na Rua General Almerindo da Silva Gomes, nº 162, no Bairro Nova Era.

Zona 349ª

Já quem votava na Associação dos Hemofílicos, no Bairro Santa Cecília, deverá comparecer na Escola Estadual Mariano Procópio, no Bairro Alto dos Passos.

E eleitores que iam no Projeto Curumim, no Bairro Santa Luzia, votam na Creche Maria de Lourdes Rezende, no mesmo endereço.

Votação dos candidatos

Candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora - arte carrossel 3

Arte/G1

Confira abaixo, por ordem alfabética, o horário e local de votação dos candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora.

Aloízio Penido (PTC): vota no Colégio Vianna Júnior, no Centro, às 8h.

Delegada Sheila (PSL): vota no Salão da Igreja de São Geraldo, no Bairro Cascatinha, às 11h.

Eduardo Lucas (DC): vota na Escola Estadual Delfim Moreira, no Centro, às 10h30.

Fernando Eliotério (PCdoB): vota na Escola Municipal Santos Dumont, no Bairro Santos Dumont, às 10h.

General Marco Felício (PRTB): vota na Escola Municipal José Calil Ahouagi, no Bairro Marilândia, às 10h.

Ione (Republicanos): vota na Escola Municipal Manoel Bandeira, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, às 15h.

Lorene Figueiredo (PSOL): vota na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, no Bairro São Pedro, às 10h.

Marcos Ribeiro (REDE): vota no colégio CAES Norte, no Bairro Nova Era, às 11h.

Margarida Salomão (PT): vota no Colégio Machado Sobrinho, no Centro, às 10h.

Victória Mello Vic (PSTU): vota na Escola Estadual Presidente Costa e Silva (Polivalente), no Bairro Benfica, às 9h.

Wilson Rezato (PSB): vota na Escola Estadual Mariano Procópio, no Bairro Alto dos Passos, às 10h30.

Como votar?

No primeiro turno das eleições, em 15 de novembro, o eleitor terá que digitar os números de dois candidatos na urna eletrônica: o do vereador, com cinco dígitos, e o do prefeito, com dois dígitos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que as pessoas levem para a cabine de votação uma cola em papel preenchida com os dados dos escolhidos.

Clique e imprima sua cola para votar nas eleições 2020

Cola eleitoral

Arte/G1

O TSE avisa que é proibida a utilização de telefone celular, tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação.

Após digitar o número, é importante conferir se o nome e a foto do candidato escolhido aparecem na urna eletrônica. Se estiver errado, basta apertar a tecla "corrige" e digitar o número certo. Ao apertar "confirma", o eleitor computa o voto para aquele postulante e não será mais possível alterar.

Se o eleitor não quiser dar o voto para nenhum candidato, ele pode apertar a tecla "branco" e, em seguida, "confirma". Segundo o TSE, a escolha "em branco" não é computado como "válido", sendo registrado apenas para estatísticas.

O que levar?

O TSE informa que, para votar, e obrigatória apresentação de documento oficial com foto, como:

CNH

Carteira de categoria profissional reconhecida por lei

Carteira de identidade

Carteira de trabalho

Carteira nacional de habilitação

Certificado de reservista

Documento Nacional de Identidade (DNI)

e-Título (título de eleitor em meio digital)

Passaporte

É recomendável, porém não obrigatório, levar o título de eleitor, já que nele está o número da seção eleitoral.

Mudança na justificativa

No dia da votação, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral deverá fazer a justificativa pelo celular, por meio do aplicativo e-Título, com uso do serviço de localização.

Excepcionalmente, quem não possuir um celular poderá ir a um local de votação fazer a mesma.

Em até 60 dias após o pleito, também é possível fazer a justificativa da ausência sem pagar multa, apresentando documentos de comprovação.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90