TSE manda retirar do ar vídeos em que Lula pede votos em Teresina

Por Redação em 05/08/2022 às 19:21:21

Ministra do tribunal acata pedido do PT, que apontou campanha antecipada em ato petista no Piauí A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a retirada de vídeos em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência pelo PT, pede votos em um evento em Teresina. A decisão atendeu a um pedido do PDT, que alegou propaganda eleitoral antecipada.

Leia mais:

PT aprova manter apoio a Marcelo Freixo para o governo do RJ

Lewandowski devolve presidência do Pros para grupo aliado de Lula

Valor na CBN: Haddad vive saia justa ao lado de Alckmin

Na ocasião, Lula esteve na capital do Piauí ao lado dos candidatos do PT ao governo do Piauí, Rafael Fonteles, e ao Senado, Wellington Dias. "Eu queria pedir para vocês, cada mulher ou cada homem do Piauí que têm disposição de votar em mim, que têm disposição de votar no Wellington, eu queria pedir pra vocês que no dia 2 de outubro vote em mim, vote no Wellington, mas primeiro vote no Rafael, porque ele vai cuidar do povo do Piauí. Ele é minha esperança e a esperança do Wellington, para que a gente possa fazer do Piauí um Estado cada vez melhor", disse Lula em Teresina.

Na decisão, a ministra apontou que essa conduta é uma das poucas vedadas durante o período da pré-campanha. "Pelo atual modelo legal, o pré-candidato pode muito, mas não pode pedir voto explicitamente, situação que, ao que parece, é aquela objeto desta representação, a autorizar o deferimento do pedido de medida liminar formulado pelo autor", escreveu Maria Claudia.

Ela determinou a retirada do conteúdo, em 24 horas, do YouTube, Facebook, Instagram e Twitter. A magistrada, no entanto, ponderou que o conteúdo pode ser republicado "desde que excluído da publicação o trecho em que o pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva pede explicitamente votos às eleitoras e aos eleitores".

Lula durante ato em Teresina (PI)

Ricardo Stuckert/Divulgação

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90